quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Frases - Filosofia

Sem dúvida, são necessários dois para se fazer a paz. Mas uma das partes, por conta própria, pode dar um passo decisivo adiante.
Bernard-Henri Lévy

Esportes têm a ver com Filosofia? Têm. Para os gregos, entre eles Platão, o exercício físico não se divorciava do pensamento.
Renato Janine Ribeiro

Até agora os filósofos se preocuparam em interpretar o mundo de diversas maneiras. O mais importante agora é transformar o mundo.
Marx

"As escolas de filosofia teriam agido melhor, sem dúvida, juntando a prática à teoria, como fazem as escolas de medicina, de química e de matemática, e dando o prêmio a quem tivesse agido melhor, sobretudo em moral, preferivelmente àquele que tivesse falado melhor".
LEIBNIZ

"O bem é aquilo que serve para o prazer ou contribui para ele, como o mal é aquilo que contribui para a dor".
LEIBNIZ

"A natureza e a educação são algo semelhante. Porque a educação transforma o homem, mas através desta transformação, cria uma natureza".
DEMÓCRITO

"A amizade de um único homem compreensível é melhor que a de todos os que não têm entendimento".
DEMÓCRITO

"A crise do humanismo em nossa época tem, sem dúvida, sua fonte na experiência da ineficácia humana posta em acusação pela própria abundância de nossos meios de agir e pela extensão de nossas ambições".       
                                                                                             EMMANUEL LÉVINAS


"A presença do rosto significa assim uma ordemirrecusável - um mandamento - que detém a disponibilidade da consciência. A consciência é questionada pelo rosto".
EMMANUEL LÉVINAS

"Uma mente é um ser simples, indivisível e ativo. Quando percebe ideias, é chamado entendimento; e quando as produz ou opera de algum outro modo sobre elas, é chamado vontade".
GEORGE BERKELEY

"Aumentando o poder da comunidade, ela não mais atribui tanta importância aos desvios do indivíduo, porque eles já não podem ser considerados tão subversivos e perigosos para a existência do todo".
FRIEDRICH NIETZSCHE

"Enquanto estivermos entregues à multidão dos desejos com suas esperanças e temores constantes nunca obteremos a felicidade ou a paz duradoura".
Arthur Schopenhauer

"Não fiques nos baixios./ Não subas às alturas./ O mais belo mirante do mundo/ está no meio da encosta".
Friedrich Nietzsche

"As tentativas que fizemos de harmonizar nossos aspectos divergentes em geral não têm a ajuda do mundo que nos cerca, que tende a enfatizar uma gama de antíteses incômodas".
ALAIN DE BOTTON

"Não há uma ciência do belo, mas somente crítica, nem bela-ciência, mas somente bela-arte".
IMMANUEL KANT


Quando jovem, tome cuidado com as brigas; quando forte, cuidado com o sexo; quando idoso, cuidado com os bens.
Confúcio

                                         
     
"Jamais se conseguirá provar que o não-ser: é. Neste caminho há grande número de indícios: não sendo gerado, é também imperecível; possui, com efeito, uma estrutura inteira, inabalável e sem meta; jamais foi nem será, pois é, no instante presente, todo inteiro, uno, contínuo".
PARMÊNIDES

"Dentre as quatro fontes de onde se depreende a matéria e a força da honestidade, nenhuma está tão perto da natureza humana como a primeira que consiste no conhecimento do que é verdadeiro".
CÍCERO

Qualquer que seja o modo de como um conhecimento possa relacionar-se com os objetos, aquele em que essa relação é imediata e que serve de meio a todo pensamento,chama -se intuição. Mas esta intuição não tem lugar senão sob a condição de nos ser dado o objeto, e isto só é possível, para o homem, modificando o nosso espírito de certa maneira.
Kant

"A imagem é uma sobrevivência, um órgão em via de regressão; e, já se pode sempre tornar presente um objeto em sua essência pura, é sempre uma perda de tempo e degradação utilizar imagens".
JEAN-PAUL SARTRE

"Quando várias pessoas estão observando, do ponto de vista do senso comum, o mesmo objeto, existem semelhanças e diferenças entre seus perceptos. Para o senso comum, com seu realismo ingênuo, as diferenças constituem uma dificuldade, uma vez que tornam os perceptos mutuamente inconsistentes se cada um deles for considerado totalmente uma revelação de um e mesmo objeto físico".
BERTRAND RUSSELL

"Que o homem tenha se tornado isso que ele é, e não outra coisa, eis algo que se deve a ele mesmo: que tenha submergido na ilusão (sonho)e se tornado dependente da superfície (olho), eis o que constitui sua essência. Seria então de admirar se o impulso à verdade resultasse, no fim das contas, de sua essência fundamental?"
NIESTZSCHE

"O eu, o tu e o ele destacam-se da esfera do objetivo de modo muito mais pronunciado do que o simples meu, teu e seu". (A Filosofia das Formas Simbólicas)
ERNST CASSIRER

Para que uma fábula seja bela, é necessário que ela se proponha um fim único e não duplo,como alguns pretendem; ela deve oferecer a mudança, não da infelicidade para a felicidade, mas, pelo contrário, da felicidade para o infortúnio, e isto não em conseqüência da perversidade da personagem, mas por causa de algum erro grave, como indicamos, visto a personagem ser antes melhor que pior.
Aristóteles
imitação em qualquer epopéia apresenta menor unidade que na tragédia. A prova é que, de qualquer imitação épica se extraem vários argumentos de tragédia, de modo que, se o poeta em sua epopéia trata uma só fábula, ela será exposta de modo forçosamente breve, e resultará bem mesquinha, ou então, conformando-se às dimensões habituais do gênero, resultará prolixa. Mas se trata muitas fábulas, ou seja, se a obra é constituída por muitas ações, carece de unidade.
Aristóteles

"Quando trato o outro como ele, reduzo-o a uma natureza: um objeto animado que funciona desta e não daquela outra maneira". (Être et Avoir)
GABRIEL MARCEL

"Um homem é mais homem pelas coisas que silencia do que pelas que diz". (O Mito de Sísifo)
ALBERT CAMUS

"No senhor, o ser-para-si é para o escravo um Outro, ou seja, é somente para ele. No medo, o ser-para-si está nele mesmo. No formar, o ser-para-si se torna para ele como o seu próprio, e assim chega à consciência de ser ele mesmo em si e para si". (Fenomenologia do Espírito)
HEGEL

"Eu te previno, Agaton. Não te deixes enganar por este homem. Que minha experiência te instrua! Não permitas que ele te faça de bobo. Que não te aconteça o que diz o provérbio: O tolo só aprende depois de sofrer". (O Banquete)
PLATÃO

"A única tarefa do pensar é trazer à linguagem, sempre novamente, este advento do ser que permanece e em seu permanecer espera o homem". (Sobre o Humanismo)
MARTIN HEIDEGGER

"O conhecimento intuitivo, em cujo âmbito radica a Ideia é, em geral, oposto ao conhecimento racional ou abstrato, guiado pelo princípio de razão do conhecer". (A Metafísica do Belo)
ARTHUR SCHOPENHAUER

"Que cada uma de vós faça o que estiver em suas forças. O que uma não consegue fazer, ela o faça por meio de outra que o consegue - se ela aprecia o que essa outra faz e o que as suas próprias forças não lhe permitem realizar. Portanto, a quem tem menos forças não impeça aquela que as possui, nem essa exija demais das que podem menos".
AGOSTINHO DE HIPONA
Nunca, desde que o Sol está no céu e os planetas giram em torno dele, se havia percebido que a existência do homem está centrada em sua cabeça, ou seja, em seu pensamento, que o inspira na construção do mundo da realidade...".
HEGEL

"Os homens, com efeito, apegam-se mais fortemente às coisas presentes do que àquelas do passado, e quando nas presentes eles deparam o bem, desfrutam-no e não ambicionam mais nada". (O Príncipe)
MAQUIAVEL

"Devo dizer ainda que meu desejo não é o de explicar, como pretendem os filósofos, como as coisas são de fato no mundo verdadeiro, mas apenas pretendo simular um mundo ao meu bel-prazer, no qual não haja nada que os mais grosseiros espíritos não sejam capazes de conceber". (O mundo ou tratado da luz)
RENÉ DESCARTES

"A história das ideias reconhece, pois, dois níveis de contradições: o das aparências, que se resolve na unidade profunda do discurso, e o dos fundamentos, que dá lugar ao próprio discurso". (A arqueologia do saber)
MICHEL FOUCAULT

"Resta-nos assim um único caminho: o ser é. Neste caminho há grande número de indícios: não sendo gerado, é também imperecível; possui, com efeito, uma estrutura inteira, inabalável e sem meta; jamais foi nem será, pois é, no instante presente, todo inteiro, uno, contínuo". (Fragmentos)
PARMÊNIDES

"A forma mais frequente em que a alegria é assim prescrita como meio de cura é a alegria de causar alegria". (Genealogia da Moral)
FRIEDRICH NIETZSCHE

"Se algum dia foi possível acusar a natureza de desprezar sua obra, de contradizer seu plano, de agir contra seus próprios fins,foi nessa ocasião. Será esse, pois, o melhor dos mundos possíveis?" (Dicionário Filosófico)
VOLTAIRE

"O belo se revelará em si mesmo, por si mesmo, sempre uniforme, ao passo que todos os corpos belos participam dele de tal maneira que nascimentos e mortes nada lhe aumentam nem diminuem, em nada o efetam". (O Banquete)
PLATÃO
"Aquele que quiser viver em tranquilidade não se deve agitar demasiado, nem em sua vida particular, nem em sua vida coletiva; o que faz, não deve ir além de sua própria força e de sua natureza; e deve tomar cuidado para que quando vier a fortuna e tentar seduzi-lo, através de sua opinião, à desmedida, possa afastá-la e guardar somente aquilo que estiver de acordo com as suas forças. Pois a plenitude comedida é mais segura do que a desmedida". (Fragmentos)
DEMÓCRITO DE ABDERA

"A justiça muito pode sem a prudência, sem a justiça a prudência de nada vale". (Sic et non)
PEDRO ABELARDO

A vida do insensato é ingrata, encontra-se em constante agitação e está sempre dirigida para o futuro.
Epicuro

Recordemos que o futuro não é nosso nem de todo não nosso, para não termos de esperá-lo como se estivesse para chegar, nem nos desesperarmos como se em absoluto não estivesse para vir.
Epicuro

Não são os convites e as festas contínuas, nem a posse de meninos ou de mulheres, nem de peixes, nem de todas as outras coisas que pode oferecer uma suntuosa mesa, que tornam agradável a vida, mas sim o sóbrio raciocínio que procura as causas de toda a escolha e de toda a repulsa e põe de lado as opiniões que motivam que a maior perturbação se apodere dos espíritos. De todas estas coisas, o princípio e o maior bem é a prudência, da qual nascem todas as outras virtudes; ela nos ensina que não é possível viver agradavelmente sem sabedoria, beleza e justiça, nem possuir sabedoria, beleza e justiça sem doçura. As virtudes encontram-se por sua natureza ligadas à vida feliz, e a vida feliz é inseparável delas.
Epicuro

Não é ao jovem que se deve considerar feliz e invejável, mas ao ancião que viveu uma bela vida, O jovem na flor da juventude é instável e é arrastado em todas as direções pela fortuna; pelo contrário, o velho ancorou na velhice como em um porto seguro e os bens que antes esperou cheio de ansiedade e de dúvida os possui agora cingidos com firme e agradecida lembrança.
Epicuro

"Como nossa alma, que é ar, nos governa e sustém, assim também o sopro e o ar abraçam todo o cosmo". (Fragmentos)
ANAXÍMENES DE MILETO

"Tudo se faz por contraste; da luta dos contrários nasce a mais bela harmonia". (Fragmentos)
HERÁCLITO
"O conceito é uma forma ou uma força, jamais uma função em qualquer sentido possível. Em resumo, não há conceito senão filosófico sobre o plano de imanência, e as funções científicas ou as proposições lógicas não são conceitos". (O que é a Filosofia?)
GILLES DELEUZE & FÉLIZ GUATTARI

"O ato espiritual, tal como o homem pode realizá-lo, está em contradição com a simples resposta do esquema corpóreo do animal e com o seu conteúdo essencialmente vinculado a uma segunda dimensão e a um segundo estágio do ato reflexo. O animal tem consciência, diferentemente das plantas, mas não tem nenhuma autoconsciência... Ele não possui a si mesmo, não detém o poder sobre si mesmo - e por isso também não é consciente de si". (A posição do Homem no Cosmos)
MAX SCHELER

"Todo o fortalecimento dos laços sociais e todo crescimento sadio da sociedade não apenas proporcionam a cada indivíduo um interesse pessoal mais forte em consultar praticamente o bem dos outros, como também os levam a identificar cada vez mais os seus sentimentos com o bem deles ou, pelo menos, com uma consideração prática cada vez maior por esse bem" MILL, John Stuart (O Utilitarismo)
JOHN STUART MILL

"Como as grandes obras, os sentimentos profundos significam sempre mais do que têm consciência de dizer. A constância de um movimento ou de uma repulsa numa alma é encontrada em hábitos de fazer ou de pensar e prossegue em conquências que a própria alma ignora". Albert Camus (O Mito de Sísifo)
ALBERT CAMUS

Não nego a utilidade das idéias abstratas e gerais, como não contesto o valor das notas de dinheiro. Mas, da mesma forma que a nota de dinheiro não passa de uma promessa de ouro, uma concepção só vale pelas percepções eventuais que representa. ( O pensamento e o movente)
Bergson

O conceito é o que impede o pensamento de ser uma simples opinião, um conselho, uma discussão, uma tagarelice. (Signos e acontecimentos)
Deleuze

Os filósofos trazem novos conceitos, expõem os novos conceitos, mas não dizem, ou não dizem completamente, os problemas aos quais esses conceitos correspondem. Por exemplo, Hume expõe um conceito original de crença, mas não diz porque e como o problema do conhecimento se coloca de forma que o conhecimento seja um modo determinável de crença... A filosofia consiste sempre em inventar conceitos... Hoje a informática, a comunicação, a produção comercial é que se apropriam das palavras conceitos e criativo, e esses conceituadores constiem uma raça arrogante que exprime o ato de vender como supremo pensamento capitalista, o cogito da mercadoria. A filosofia sente-se pequena e solitária diante de tais potências, mas, caso lhe aconteça morrer, pelo menos será de rir. (Signos e acontecimentos)
Deleuze

Nosso entendimento é uma força de superfície, é superficial, é o que também se chama "subjetivo". Conhece por meio de conceitos: nosso pensar é um classificar, um denominar, portanto algo que cabe ao arbitrário humano e não atinge a própria coisa. ( O livro do filósofo)
Nietzsche
Toda palavra torna-se imediatamente conceito pelo fato de que não deve servir justamente para a experiência original, única, absolutamente individualizada à qual deve seu nascimento, ou seja, como lembrança, mas deve servir ao mesmo tempo para inúmeras experiências, mais ou menos análogas, ou seja, a rigor, jamais idênticas, e só deve convir a casos diferentes. Todo conceito nasce da identificação do não-idêntico. (O Livro do Filósofo)
Nietzsche

Para a construção dos conceitos, trabalha originalmente a linguagem e depois a ciência. Assim como a abelha trabalha ao mesmo tempo para construir as celas e encher essas celas de mel, a ciência trabalha incessantemente para construir esse grande columbário dos conceitos, esse sepulcro das instituições; ela continua construindo novos andares mais altos, modela,limpa, renova as velhas celas, esforça-se sobretudo para preencher essa estrutura sobrelevada até o monstruoso e para ali arrumar o mundo empírico inteiro, isto é, o mundo antropomórfico. (O Livro do Filósofo)
Nietzsche

Unicamente no conceito a verdade encontra o elemento de sua existência.
Hegel

Todo conhecimento exige um conceito, por mais imperfeito ou obscuro que ele possa ser.
Kant

Nosso entendimento é uma força de superfície, é o que também se chama de subjetivo. Conhecer por meio de conceitos: nosso pensar é um classificar, um denominar, portanto algo que cabe ao arbitrário humano e não atinge a própria coisa.
Nietzsche

A memória age como a lente convergente na câmara escura: reduz todas as dimensões e produz, dessa forma, uma imagem bem mais bela do que a original.
Schopenhauer

As palavras são como uma abóbada sobre o pensamento subterrâneo.
Renard

A matemática não pode apagar nenhum preconceito.
Goethe
O homem é um animal social que odeia seus semelhantes.
Delacroix

O intelecto humano, mercê de suas peculiares propriedades, facilmente supõe maior ordem e regularidade nas coisas que de fato nelas se encontram. Desse modo, como na natureza existem muitas coisas singulares e cheias de disparidades, aquele imagina paralelismos, correspondências e relações que não existem. Daí a suposição de que no céu todos os corpos devem mover-se em círculos perfeitos, rejeitando por completo linhas espirais e sinuosas, a não ser em nome. Daí, do mesmo modo, a introdução do elemento fogo com sua órbita, para constituir a quaderna com os outros três elementos que os sentidos apreendem. Também de forma arbitrária se estabelece, para os chamados elementos, que o aumento respectivo de sua rarefação se processa em proporção de um para dez, e outras fantasias da mesma ordem. E esse engano prevalece não apenas para elaboração de teorias como também para as noções mais simples.
Francis Bacon

O mero filósofo é geralmente uma personalidade pouco admissível no mundo, pois supõe-se que ele em nada contribui para o benefício ou para o prazer da sociedade, porquanto vive distante de toda comunicação com os homens e envolto em princípios e noções igualmente distantes de sua compreensão.
David Hume

A concepção matemática do mundo é inicialmente inspirada pela intuição das formas simples. O Determinismo é uma conseqüência da simplicidade da geometrização primeira.
Bachelard

A psicologia do Determinismo é derivada dos esforços para racionalizar o real.
Bachelard

Se fosse possível esquecer a lição filosófica inicial da Astronomia e se se considerasse de saída o fenômeno terrestre em seu aspecto imediato, reconhecer-se-ia que a observação não pode ensinar-nos o Determinismo. É a observação imediata, não e a reflexão nem a experimentação, que dá as primeiras formas psicológicas.
Bachelard

Houve uma época em que li muito mais filosofia, pois fazia parte da minha profissão, do meu aprendizado, e não tinha muito tempo para ler romances. Mas a vida inteira, eu li grandes romances. Cada vez mais, aliás. Mas será que me é útil para a filosofia? Claro que sim. Por exemplo, a Fitzgerald, que é, por que não?, um romancista bastante filósofo, eu devo muito. O que eu devo a Faulkner também é muito grande. Estou esquecendo muitos outros. Mas tudo isso se explica em função do que já dissemos. Avançamos muito, como você já percebeu. É aquela história: o conceito não existe sozinho. O conceito, ao mesmo tempo que cumpre sua tarefa, ele faz ver coisas, está ligado aos perceptos. E o percepto, a gente o encontra em um romance.
Deleuze

A palavra philosophía diz-nos que a filosofia é algo que pela primeira vez e antes de tudo vinca a existência do mundo grego. Não só isto? a philosophía determina também a linha mestra de nossa história ocidental-européia. A batida expressão `filosofia ocidental-européia` é, na verdade, uma tautologia. Por quê? Porque a ?filosofia? é grega em sua essência ?e grego aqui significa: a filosofia é nas origens de sua essência de tal natureza que ela primeiro se apoderou do mundo grego e só dele, usando-o para se desenvolver.
Heidegger
O após-guerra converteu o homem de ciência no novo pária social. E conste que me refiro a físicos, químicos, biólogos - não aos filósofos -. A filosofia não necessita de proteção, nem de atenção, nem de simpatia da massa. Cuida de seu aspecto de perfeita inutilidade, e como isso se liberta de toda submissão do homem médio. Sabe que é por essência problemática, e abraça alegre seu livre destino de pássaro do bom Deus, sem pedir a ninguém que conte com ela, nem recomendar-se, nem defender-se. Se alguém de boa mente a aproveita para algo, regozija-se por simples simpatia humana; mas não vive desse proveito alheio, nem o premedita, nem o espera. Como vai pretender que alguém a tome em sério, se ela começa por duvidar de sua própria existência, se não vive mais que na medida em que se combata a si mesma, em que se desvie a si mesma? Deixemos, pois, de lado a filosofia, que é aventureira de outro nível.
Ortega Y Gasset

"O homem, porém, não é apenas um ser vivo;ao lado de outras faculdades, também possui a linguagem. Ao contrário, a linguagem é a casa do ser; nela morando, o homem ec-siste enquanto pertece à verdade do ser, protegendo-a".
Martin Heidegger

"O filósofo sempre pode contar com a companhia dos pensamentos, ao passo que as obras não podem ser companhia de ninguém".
Hanna Arendt

Certos conhecimentos por meio de conceitos, cujos objetos correspondentes não podem ser fornecidos pela experiência,emancipam-se dela e parece que estendem o círculo de nossos juízos além dos seus limites.
Kant

As matemáticas fornecem um brilhante exemplo do que poderíamos fazer independente mente da experiência, nos conhecimentos ?a priori?. É verdade que não se ocupam senão de objetos e conhecimentos que podem ser representados pela intuição; mas esta circunstância facilmente se pode reparar, porque a intuição de que se trata pode dar-se ?a priori? por si mesma, e por conseguinte, é apenas distinguível de um simples conceito puro.
Kant

É provável que todos aqueles que negaram as idéias inatas queriam apenas dizer que todas as nossas idéia s eram cópias de nossas impressões, embora seja preciso confessar que os termos por eles empregados nem sempre foram escolhidos com precaução nem definidos com exatidão, a fim de evitar equívocos sobre suas doutrinas. O que se entende por inato? Se inato é equivalente a natural, então se deve conceder que todas as percepções e idéias do espírito são inatas ou naturais, em qualquer sentido que tomemos este último termo, seja em oposição ao que é insólito, artificial ou miraculoso. Se inato significa contemporâneo ao nosso nascimento, a discussão parece frívola, pois não vale a pena averiguar em que momento se começa a pensar: se antes, no, ou depois de nosso nascimento. Demais, parece-me que Locke e outros tomam o termo idéia em sentido muito vago, tanto indicando nossas percepções, sensações e paixões, como nossos pensamentos. Ora, neste sentido eu gostaria de saber o que é que se quer dizer quando se afirma que o amor-próprio ou ressentimento por injúrias sofridas ou a paixão entre os sexos não é inata?
David Hume

Falo aqui unicamente dos homens, dos quais não há um só que tenha nascido sem defeitos, e admitindo que, para nós, o homem melhor seja o que tem menores vícios. É por isso que os sábios, pretendendo divinizar-se com sua filosofia, ou não contraem nenhuma amizade ou tornam a sua uma ligação áspera e desagradável. Além disso, só costumam gostar sinceramente de raríssimas pessoas, de forma que nenhum escrúpulo me impede de asseverar que não gostam absolutamente de ninguém, pela razão que vou apresentar. Quase todos os homens são loucos; mas, porque quase todos? Não há quem não faça suas loucuras e, a esse respeito, por conseguinte, todos se assemelham; ora, a semelhança é justamente o principal fundamento de toda estreita amizade.
Erasmo de Roterdã, a loucura falando em O Elogio da Loucura

Se consultardes os historiadores, verificareis, sem dúvida, que os príncipes mais nocivos à república foram os que amaram as letras e a filosofia.
Erasmo de Roterdã, a loucura falando na obra O Elogio da Loucura
Zombar da filosofia é verdadeiramente filosofar.
Pascal

Os filósofos não prescreviam sentimentos proporcionais aos dois estados. Inspiravam movimentos de grandeza pura, e não é esse o estado do homem. Inspiravam movimentos de baixeza pura, e não é esse o estado do homem. São necessários movimentos de baixeza, não por natureza, mas por penitência; não para ficar neles, mas para chegar à grandeza. São necessários movimentos de grandeza, não por merecimento, mas por graça, e depois de se ter passado pela baixeza.
Pascal

Serão os filósofos, que nos propõem, como todo bem, os bens que estão em nós? Será esse o verdadeiro bem? Descobriram eles o remédio para os nossos males? Será curar a presunção do homem igualá-lo a Deus? Os que nos igualaram às feras, e os maometanos, que nos deram como todo bem os prazeres da terra, até mesmo na eternidade, trouxeram, o remédio para as nossas concupiscências? Levantai vossos olhos para Deus, dizem uns; olhai para aquele ao qual vos assemelhais e que vos fez para adorá-lo; podeis tornar-vos semelhante a ele; a sabedoria vos igualará a ele, se quiserdes segui-lo. Dizem outros: Baixai vossos olhos para a terra, mísero verme que sois, e olhai para as feras, das quais sois o companheiro.
Pascal

A tragédia é a imitação de uma ação importante e completa, de certa extensão; deve ser composta num estilo tornado agradável pelo emprego separado de cada uma de suas formas; na tragédia, a ação é apresentada, não com a ajuda de uma narrativa, mas por atores. Suscitando a compaixão e o terror, a tragédia tem por efeito obter a purgação dessas emoções.
Aristóteles

A mais bela tragédia é aquela cuja composição deve ser, não simples, mas complexa; aquela cujos fatos, por ela imitados, são capazes de excitar o temor e a compaixão (pois é essa a característica deste gênero de imitação). Em primeiro lugar, é óbvio não ser conveniente mostrar pessoas de bem passar da felicidade ao infortúnio (pois tal figura produz, não temor e compaixão, mas uma impressão desagradável).
Aristóteles

Quando dizemos, então, que o prazer é fim, não queremos referir-nos aos prazeres dos intemperantes ou aos produzidos pela sensualidade, como crêem certos ignorantes, que se encontram em desacordo conosco ou não nos compreendem, mas ao prazer de nos acharmos livres de sofrimentos do corpo e de perturbações da alma.
Epicuro

A imediata desaparição de uma grande dor é o que produz insuperável alegria: esta é a essência do bem, se o entendemos direito, e depois nos mantemos firmes e não giramos em vão falando do bem.
Epicuro

Quando te angustias com as tuas angústias, te esqueces da natureza: a ti mesmo te impões infinitos desejos e temores.
Epicuro
E como o prazer é o primeiro e inato bem, é igualmente por este motivo que não escolhemos qualquer prazer; antes, pomos de lado muitos prazeres quando, como resultado deles, sofremos maiores pesares; e igualmente preferimos muitas dores aos prazeres quando, depois de longamente havermos suportado as dores, gozamos de prazeres maiores. Por conseguinte, cada um dos prazeres possui por natureza um bem próprio, mas não deve escolher-se cada um deles; do mesmo modo, cada dor é um mal, mas nem sempre se deve evitá-las. Convém, então, valorizar todas as coisas de acordo com a medida e o critério dos benefícios e dos prejuízos, pois que, segundo as ocasiões, o bem nos produz o mal e, em troca, o mal, o bem.
Epicuro

Se fosse possível esquecer a lição filosófica inicial da Astronomia e se se considerasse de saída o fenômeno terrestre em seu aspecto imediato, reconhecer-se-ia que a observação não pode ensinar-nos o Determinismo. É a observação imediata, não e a reflexão nem a experimentação, que dá as primeiras formas psicológicas.
Gaston Bachelard

A concepção matemática do mundo é inicialmente inspirada pela intuição das formas simples. O Determinismo é uma conseqüência da simplicidade da geometrização primeira.
Gaston Bachelard

A psicologia do Determinismo é derivada dos esforços para racionalizar o real.
Gaston Bachelard

Os lapsos, os atos falhos, os sintomas são como pássaros que batem com o bico na janela. Não se trata de interpretá-los. Trata-se antes de detectar sua trajetória para ver se podem servir de indicadores de nossos universos de referência suscetíveis de adquirirem uma consistência suficiente para revirar uma situação.
Félix Guattari

Todas as coisas são de tal natureza que, quanto mais abundante é a dose de loucura que encerram, tanto maior é o bem que proporcionam aos mortais.
Erasmo de Roterdã

Há coisas que, em virtude de sua sutileza e sua infinita variedade, desafiam toda tentativa de análise lógica. E, se existe no mundo qualquer coisas que devamos tratar da segunda maneira, é a mente do homem. O que caracteriza o homem é a riqueza e a sutileza, a variedade e a versatilidade de sua natureza.
Ernst Cassirer

Ninguém sabe tudo, todo mundo sabe algo. Formar e reformar coletivos inteligentes é a arma do conhecimento.
Pierre Lévy

E como o prazer é o primeiro e inato bem, é igualmente por este motivo que não escolhemos qualquer prazer; antes, pomos de lado muitos prazeres quando, como resultado deles, sofremos maiores pesares; e igualmente preferimos muitas dores aos prazeres quando, depois de longamente havermos suportado as dores, gozamos de prazeres maiores. Por conseguinte, cada um dos prazeres possui por natureza um bem próprio, mas não deve escolher-se cada um deles; do mesmo modo, cada dor é um mal, mas nem sempre se deve evitá-las. Convém, então, valorizar todas as coisas de acordo com a medida e o critério dos benefícios e dos prejuízos, pois que, segundo as ocasiões, o bem nos produz o mal e, em troca, o mal, o bem.
Epicuro

Se fosse possível esquecer a lição filosófica inicial da Astronomia e se se considerasse de saída o fenômeno terrestre em seu aspecto imediato, reconhecer-se-ia que a observação não pode ensinar-nos o Determinismo. É a observação imediata, não e a reflexão nem a experimentação, que dá as primeiras formas psicológicas.
Gaston Bachelard

A concepção matemática do mundo é inicialmente inspirada pela intuição das formas simples. O Determinismo é uma conseqüência da simplicidade da geometrização primeira.
Gaston Bachelard

A psicologia do Determinismo é derivada dos esforços para racionalizar o real.
Gaston Bachelard

Os lapsos, os atos falhos, os sintomas são como pássaros que batem com o bico na janela. Não se trata de interpretá-los. Trata-se antes de detectar sua trajetória para ver se podem servir de indicadores de nossos universos de referência suscetíveis de adquirirem uma consistência suficiente para revirar uma situação.
Félix Guattari

Todas as coisas são de tal natureza que, quanto mais abundante é a dose de loucura que encerram, tanto maior é o bem que proporcionam aos mortais.
Erasmo de Roterdã

Há coisas que, em virtude de sua sutileza e sua infinita variedade, desafiam toda tentativa de análise lógica. E, se existe no mundo qualquer coisas que devamos tratar da segunda maneira, é a mente do homem. O que caracteriza o homem é a riqueza e a sutileza, a variedade e a versatilidade de sua natureza.
Ernst Cassirer

Ninguém sabe tudo, todo mundo sabe algo. Formar e reformar coletivos inteligentes é a arma do conhecimento.
Pierre Lévy
Nenhum estudioso jamais vai saber metade do que os fãs sabem sobre cultura pop.
Henry Jenkins

A tecnologia sempre vem. Estamos programados para criar o futuro, seja ele bom ou mal.
Chris Anderson

Lévi-Strauss deu para a antropologia uma contribuição absolutamente original, mas transcendia isso. Foi sobretudo um pensador que refletiu sobre a condição humana. (sobre a morte de Strauss)
Gilberto Velho

No fundo do seu coração, o homem aspira a reencontrar a condição que tinha antes de possuir consciência. A história é meramente um desvio que ele toma para chegar lá.
Emil Cioran

É o bom leitor que faz o bom livro; ele sempre encontra trechos que parecem confidências ou apartes evidentemente destinados ao seu ouvido.
Ralph Waldo Emerson

O processo criativo é um coquetel de instinto, habilidade, cultura e um certo estado febril. Não é como uma droga, é uma mistura de consciência e inconsciência, de medo e prazer, é um pouco como fazer amor; o ato físico do amor.
Francis Bacon

O dissonante está em harmonia consigo mesmo;os contrários não são mutuamente excludentes, mas independentes: harmonia na contrariedade, como no caso do arco e da lira.
Ernst Cassirer

As ilusões possuem uma importância decisiva, porque a vida do espírito é ilusão antes de ser pensamento.
Gaston Bachelard
"O homem pode sempre mais e coisa diversa daquilo que se esperaria dele. O homem é inacabado e inacabável e sempre aberto ao futuro". Jaspers é dos um dos fundadores do existencialismo.
KARL JASPERS

"O poder que se exerce na direção espiritual não estabelece portanto o silêncio, o não-dizer, como regra fundamental". Michel Foucault, filósofo francês.
MICHEL FOUCAULT

"Desconstrução procura desmontar qualquer discurso que se apresente com construção. Levando em conta que a filosofia trata de idéias, crenças e valores construídos dentro de um esquema conceitual, o que se desconstrói é a maneira como eles se mantêm unidos em um determinado esquema". Jacques Derrida (El Biar, Argélia, 15 de julho de 1930 ? Paris, 8 de outubro de 2004) foi um importante filósofo francês de origem argelina, conhecido principalmente como criador da desconstrução.
JACQUES DERRIDA

"O rosto de um ser humano não é sua assinatura; a verdade de uma pessoa; a forma como se exibe e como se expressa; um sinal de singularidade? Sem dúvida". BERNARD-HENRI LÉVY, filósofo francês e jornalista. É autor de "Quem matou Daniel Pearl".
BERNARD-HENRI LÉVY

No interior das frases, ali mesmo onde a significação parece ter um apoio mudo em sílabas insignificantes, há sempre uma nomeação adormecida, uma forma que guarda fechado entre suas paredes sonoras o reflexo de uma representação invisível e todavia inapagável.
M. Foucault

É instrutivo observar que, além da língua oficial, e a do pensamento conforme, existe uma multiplicação de idiomas, discursos tipicamente tribais, enraizados nas práticas cotidianas, de qualquer ordem que sejam: musicais, esportivas, sexuais, culturais...
Michel Maffesoli

"A filosofia só pode falar da ciência por alusão, e a ciência só pode falar da filosofia como de uma nuvem" Gilles Deleuze e Félix Guattari, filósofos franceses do século XX.
GILLES DELEUZE e FÉLIX GUATTARI

"Deus Todo-Poderoso foi quem primeiro plantou um jardim. Na verdade, plantar jardins é o mais puro dos prazeres humanos, isto é, aquele que constitui maior repouso para o espírito do homem; sem jardins, edifícios e palácios não passam de construções grosseiras; e vemos sempre que, .à medida que os tempos desabrocham para a civilizarão e para a elegância, os homens se preocupam em construir edifícios grandiosos e a jardinar delicadamente, como se a jardinagem fosse o complemento máximo da perfeição. Eu deduzo da maneira como estão ordenados os jardins reais, os quais devem ser jardins para todos os meses do ano, durante os quais, frequentemente, belas flores devem então estar no seu tempo. Francis Bacon(1561 ? 1626) foi um político, filósofo e ensaísta inglês.É considerado como o fundador da ciência moderna.
FRANCIS BACON
"O homem é essencialmente liberdade finita; liberdade, não no sentido de indeterminação, porém no sentido de ser capaz de se determinar por meio de decisões no núcleo de seu ser". Paul Tillich, pensador do século XX, sua principal obra foi publicada em 1952: "The Courage to be".
Paul Tillich

Quem não admiraria ao homem? Este, com mérito, é designado, nas sacras escrituras mosáicas e cristãs, por vezes, ora com termos "toda carne", ora com a expressão "toda a criatura", já que ele se forja a si mesmo e transforma-se em imagem de toda a carne, em símbolo que expressa toda corporeidade. Pico Della Miràndola (1563-1494). Em Roma, no ano de 1486, Giovanni com apenas 23 anos de idade, publica as suas polêmicas 900 teses intituladas Conclusiones philosophicae, cabalisticae et theologicae, onde ele acreditava ter desvelado as bases de todo o conhecimento da humanidade, combinando elementos do neoplatonismo, hermetismo e cabalismo, além de versar sobre lógica, matemática, física.
Pico Della Miràndola

"Quem se propõe ser útil para os cidadãos e, em geral, para os mortais, ao mesmo tempo quem trabalha e produz, cuide de administrar, segundo seus talentos, os interesses comunitários e particulares". Sêneca, nasceu em Córdoba, na Espanha. No ano 4a.C., sua familia muda-se para Roma.
SÊNECA

?A Filosofia aparece a alguns como um meio homogêneo: os pensamentos nascem nele, morrem nele, os sistemas nele edificam para nele desmoronar. Outros consideram-na como certa atitude cuja adoção estaria sempre ao alcance de nossa liberdade. A nosso ver, a Filosofia não existe; sob qualquer forma que a consideremos, esta sombra da ciência, esta eminência parda da humanidade, não passa de uma abstração hipostasiada. De fato, o que há são filosofias?. Jean-Paul Sartre (1905-1980), filósofo francês da corrente existencialista. Um de suas principais obras ?O Ser e o Nada?, foi publicada em 1943. Recusou o prêmio Nobel de Literatura em 1964.
Jean-Paul Sartre

Os argumentos filosóficos sempre consistiram largamente, se não exclusivamente, em tentativas de examinar ?o que significa dizer isso e aquilo?. Observamos que os homens, no seu discurso ordinário, isto é, no discurso que eles empregam quando não estão filosofando, utilizam certas expressões. Os filósofos, então, fixam a atenção em determinados tipos ou classes mais ou menos radicais dessas expressões, levantando suas questões acerca de todas as expressões de um determinado tipo e perguntando o que elas realmente significam. Gilbert Ryle, filósofo inglês do século XX. Foi catedrático de filosofia metafísica de 1947 a 1972. Foi também editor da revista Mind.
GILBERT RYLE

"O diálogo racional deve ser essencialmente aberto e estimular perguntas esclarecedoras sobre todos os aspectos pertinentes de uma questão controversa". Douglas Walton, filósofo contemporâneo, é um dos grandes pesquisadores sobre lógica informal. Atualmente é professor de Filosofia na Universidade de Winnipeg.
Douglas Walton

"Enquanto estive ao lado de Sócrates minhas impressões pessoais foram, de fato, bem singulares. Na verdade, ao pensamento de que assistia à morte desse homem ao qual me achava ligado pela amizade, não era a compaixão o que me tomava. O que eu tinha sob os olhos... era um homem feliz: feliz, tanto na maneira de comporta-se como na de conversar, tal era a tranquila nobreza que havia no seu fim". Platão (428-7 a.C. a 348-7), filósofo grego de grande importância na construção do pensamento filósofico antigo. Sua principal obra é "A República".
PLATÃO

"A ética, por isso, nunca parte do nada, mas parte dos mundos historicamente gestados, que são produtos da práxis criativa dos seres humanos em sua história e os submente a uma avaliação crítica a partir de princípios normativos". Manfredo Araújo de Oliveira, pensador cearense da atualidade, doutor em Filosofia pela Universidade Ludwig-Maximilian de Munique na Alemanha.
Manfredo Araújo de Oliveira
"A Filosofia, como a entendo, é uma ciência positiva teorética, em início de desenvolvimento. Com efeito, sou obrigado a confessar que se acha numa posição tão incerta que se teoremas comuns da física molecular e da arqueologia são fantasmas de crenças, no meu modo de ver, as doutrinas dos filósofos são pouco mais que fantasmas de fantasmas". Charles S. Peirce, pensador norte americano do século XIX. Seu pensamento é marcado pelo rigor do espírito científico.
Charles Sanders Peirce

"Corrompe-se o espírito da democarcia não só quando se perde o princípio da igualdade, mas também quando cada qual se apodera do espírito de igualdade ao extremo, pretendendo ser igual àquele que ele escolheu para governá-lo". Montesquieu(1689-1755, pensador francês. Sua principal obra "O Espírito das Leis" foi publicado em 1748, em Genebra, para evitar a censura, mesmo assim tornou-se um imenso sucesso.
Montesquieu

"A identidade absoluta do subjetivo e do objetivo não pode ser um mero equilíbrio ou mesmo uma síntese, mas apenas o ser-uno total". F.W.J. Schlling, aos 23 anos, por interferência de Goethe, foi nomeado professor da Universidade de Jena, na Alemanha.
F.W.J. Schlling

"A filosofia trabalha sempre com o seu tempo, consciente ou inconsciente. Ela efetua uma reflexão, sem necessariamente dizer-se, com os signos que dele recebe e as perspectivas que aí se abrem". Marcel Gauchet (nascido em 1946, Poilley, Manche, França) é filósofo, historiador e sociólogo.
MARCEL GAUCHET

"As tentativas que fazemos de harmonizar nossos aspectos divergentes em geral não têm a ajuda do mundo que nos cerca, que tende a enfatizar uma gama de antíteses incômodas". Alain de Botton, pensador contemporâneo, nasceu na Suíça, em 1969, formou-se em Cambridge. Uma das suas principais obras é: As consolações da filosofia.
ALAIN DE BOTTON

"A palavra é uma imagem abstrata, a coisa imaginária ou, enquanto toda coisa é sempre um objeto do pensamento, é o pensamento imaginado; por isso os homens, quando conhecem a palavra ou o nome de uma coisa, crêem conhecer também a própria coisa". Ludwig Feuerbach, filósofo alemão.Em Berlim tentou contato com Hegel e sua filosofia. Falceu em 1872, na Alemanha.
LUDWIG FEUERBACH

"O bom princípio está, pois, compreendido tanto na renúncia do mal como na admissão da boa intenção, e a dor que acompanha legitimamente o primeiro ato decorre inteiramente do segundo". Immnauel Kant nasceu em Königsberg no ano de 1724 e faleceu em 1804.
Immnanuel Kant

"A filosofia é uma interrogação sobre o sentido e o valor do conhecimento e da ação, uma atitude crítica com relação ao que nos é dado imediatamente em nossa vida cotidiana, um trabalho do pensamento para pensar-se a si mesmo e da ação para compreender-se a si mesmo". Marilena Chaui, filósofa brasileira, professora da FFLCH-USP, em 1992 recebeu as distinção da "Ordre des Palmes Académiques", conferido pela Presidência da República francesa e dois títulos de doutora "honoris causa", um pela Universidade de Paris e outro pela Universidade de Córdoba.
MARILENA CHAUI
"A filosofia do senso comum ignora a natureza do gosto. Mais do que isso, nasce como irrupção do mau gosto na filosofia". Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior(1937-2007)defendeu em 1965 sua tese de livre-docência sobre Bergson: "Presença e campo transcendental: consciência e negatividade na filosofia de Bergson".
BENTO PRADO JÚNIOR

"No calor e no silêncio, e para o coração em pânico dos nossos concidadãos, tudo assumia, aliás, uma importância maior. Pela primeira vez todos se tornavam sensíveis às cores do céu e aos odores da terra causados pela mudança das estações". Albert Camus, filósofo francês, em 1934 ingressou no Partido Comunista Francês.
ALBERT CAMUS

"A percepção, como evento em nossa própria história, é uma ocorrência reconhecível; seu significado psicológico é amplamente definido. Mas ela tem também um significado epistemológico, e este dificilmente está sujeito a se tornar tão definido quanto poderia desejar". Bertrand Russel (1872-1970), filósofo, liderou um movimento contra a participação dos norte-americamos na guerra do Vietnã.
BERTRAND RUSSEL

"A felicidade do homem encontra-se na pureza de sua alma, e consiste no fato de que a forma das coisas se realiza nela e que ela se mantém longe das imundícies da natureza". Avicena(980-1037)filósofo árabe, foi médico. Depois de ter sido jurista, professor e administrador em Ray e Hamadã, na Pérsia, foi nomeado vizir de Shams al-Dawla.
AVICENA

"Os seres humanos sentem prazer em olhar para as imagens que reproduzem objetos. A contemplação delas os instrui, e os induz a discorrer sobre cada uma, ou a discernir nas imagens as pessoas deste ou daquele sujeito conhecido". Aristóteles, filósofo grego, nasceu em Estagira, na Calcídica (384 a.C. - 322 a.C.). Filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico.
ARISTÓTELES

"O homem é uma síntese de infinito e de finito, de temporal e de eterno, de liberdade e de necessidade, é, em suma, uma síntese. Uma síntese é a relação de dois termos. Sob este ponto de vista, o eu não existe ainda". Kierkegaard (1813 a 1855), estudou na Universidade de Compenhague, onde tomou conhecimento do sistema filosófico de Hegel.
SOREN AABYE KIERKEGAARD

"O filósofo não procura a verdade, mas a metamorfose do mundo nos homens: luta pela compreensão do mundo com a consciência de si. Luta em vista de uma assimilação; fica satisfeito quando consegue colocar algo de antropomórfico. Do mesmo modo que o astrólogo vê o universo a serviço dos indíviduos particulares, assim também o filósofo vê o mundo como sendo um ser humano". Friedrich Nietzsche, dotado de sólida formação clássica, foi nomeado aos 25 anos professor de Filologia na universidade de Basiléia.
FRIEDRICH NIETZSCHE

"Meu sentido de sagrado, na medida em que tenho algum, está atado à esperança de que algum dia, em algum milênio futuro, meus descendentes remotos viverão em uma civilização global em que o amor será adequadamente a única lei". Richard Rorty (1931-2007) foi professor de Filosofia e da Literatura Comparada na Universidade de Stanford, Estados Unidos.Uma das pricipais obras publicadas do filósofo no Brasil é A Filosofia e o Espelho da Natureza (1995).
RICHARD RORTY
"O costume é, pois, o grande guia da vida humana. É o único princípio que torna útil nossa experiência e nos faz esperar, no futuro, uma série de eventos semelhantes àqueles que aparecem no passado. Sem a influência do costume, ignoraríamos completamente toda questão de fato que está fora do alcance dos dados imediatos da memória e dos sentidos. Nunca poderíamos saber como ajustar os meios em função dos fins, nem como empregar nossas faculdades naturais para a produção de um efeito. Seria, ao mesmo tempo, o fim de toda ação como também de quase toda especulação". David Hume, filósofo empirista do século XVIII. Foi na França que em 1737, Hume publicou o Tratado da Natureza. Como candidato a carreira de professor de ética na Universidade de Edimburgo foi recusado sob a acusação de heresia, ateísmo e ser notório infiel.
DAVID HUME

"A escrita cria uma memória artificial através da qual os humanos podem ampliar sua experiência além dos limites de uma geração ou de um modo de vida. Ao mesmo tempo, ela tem permitido que inventem um mundo de entidades abstratas e as tomem por realidade. O desenvolvimento da escrita permitiu que construíssem filosofias nas quais eles já não pertencem ao mundo natural". John Gray, pensador inglês contemporâneo, professor de Pensamento Europeu na London School of Economics, é colunista do jornal britânico The Guardian. É autor de Falso amanhecer; Two Faces of Liberalism e Isaiah Berlin
JOHN GRAY

"A vida de atividade conforme à excelência é agradável em si, pois o prazer é uma disposição da alma, e o agradável para cada pessoa é aquilo que se costuma dizer que ela ama[...]". Aristóteles, filósofo grego (384 a.C. ? 322 a.C.), ingressou na escola de Platão com dezoito anos. Fundou no ano de 335 a.C., em Atenas, a sua escola e lá realizou muitas pesquisas e estudos em diversas áreas, deixando uma vasta produção de inscritos.
ARISTÓTELES

"O homem é livre porque não é si mesmo, mas presença a si. O ser que é o que é não poderia ser livre. A liberdade é precisamente o que nada que é tendo sido no âmago do homem e obriga a realidade humana a fazer-se em vez de ser". JEAN-PAUL SARTRE, (1905 - 1980), filósofo francês, escritor e crítico, conhecido representante do existencialismo. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra.
JEAN-PAUL SARTRE

"O sofrimento não é unicamente definido pela dor física nem mesmo pela dor mental, mas pela diminuição até a destruição da capacidade de agir, do poder fazer, sentidos como um golpe à integridade do si". Paul Ricouer nasceu em Valence(França) em 1913. Foi decano da Faculdade de Letras e Ciências Humanas e também foi professor honorário de filosofia em Paris-Nanterre.
PAUL RICOUER

"O verdadeiro amigo do povo deve garantir que ele não seja pobre em demasia, pois a pobreza extrema é a causa da fragilidade da democracia; assim, deve-se tomar medidas que promovam uma prosperidade duradoura; e como esse é um interesse comum a todas as classes, os resultados das rendas públicas deveriam ser acumulados e distribuídos entre os pobres[...]". Aristóteles, em 367 a.C., aos seus 17 anos, foi enviado para a Academia de Platão em Atenas, na qual permanecerá por 20 anos, inicialmente como discípulo, depois como professor, até a morte do mestre em 347 a.C.
ARISTÓTELES

"A consciência, que é tal verdade, deixou para trás esse caminho e o esqueceu, ao surgir imediatamente como razão; ou seja, essa razão, que surge imediatamente, surge apenas como certeza daquela verdade. Assevera somente que é toda a realidade, mas não conceitua sua asserção; ora, aquele caminho esquecido é o conceituar dessa asserção expressa de modo imediato. Igualmente, para quem não fez tal caminho, essa asserção é inconcebível quando a escuta nessa sua forma pura, - pois numa forma concreta bem que faz essa asserção". Hegel, 1807 a 1808, foi diretor de um jornal em Bamberg, e de 1808 a 1816, diretor do ginásio em Nuremberg. Tornou-se, então, professor da universidade de Heidelberg e, em 1818, foi chamado para Berlim, ocupando a cátedra de filosofia.
G.W.F. HEGEL

"Parece-me ser bem significativo o fato de que uma expressão como qualidade de vida tivesse de ter sido inventada na civilização progressista e técnica de nossos dias. Ela pretende descrever o que sofreu nesse meio-tempo. Contudo, na verdade é um tema muito antigo da humanidade o ter de conduzir sua vida e ter de se perguntar como se deve conduzi-la". Hans-George Gadamer (1900-2002) lecionou em Leipzig, Frankfurt e Heidelberg. Suas principais obras foram publicadas a partir de 1986, abrangem o conhecimento hermenêutico, em diálogo constante com Platão, Aristóteles, Hegel, Heidegger e outros mestres da filosofia contemporânea.
Hans-George Gadamer               
"Todo conhecimento logicamente perfeito tem sempre alguma utilidade possível. Mesmo que[...] escape no momento, pode ser que a posteridade a descubra". Kant nasceu, viveu e morreu em Konisberg, uma cidade da Prússia Oriental (Alemanha). Filho de um comerciante de descendência escocesa. Recebeu uma educação pietista. Frequentou a Universidade como estudante de filosofia e matemática. Dedicou-se ao ensino, vindo a desempenhar as funções de professor na Universidade de Konisberg.
Immanuel Kant

"Quando só falamos a nós mesmos, é indiferente que palavras empregamos, desde que nos lembremos do seu sentido e não o alteremos. Contudo, o uso da comunicação é também de duas espécies, civil e filosófico. O civil consiste na conversação e no uso da vida civil. O uso filosófico é aquele que se deve fazer das palavras para dar noções precisas e para exprimir verdades certas em proposições gerais". Gottfried Wilhelm Leibniz nasceu em Leipzig, a 1° de julho de 1646, filho de um professor de filosofia moral.Desde muito cedo, teve contato, na biblioteca paterna, com filósofos e escritores antigos, como Platão (428-347 a.C.), Aristóteles (384-322 a.C.) e Virgílio (c. 70-19 a.C.), e com a filosofia e a teologia escolásticas. Aos quinze anos começou a ler Bacon (1561-1626), Hobbes (1588-1679), Galileu (1564-1642) e Descartes (1596-1650), passando a dedicar-se às matemáticas
Gottfried Wilhelm Leibniz

"O homem não aparece na solidão, embora sua verdade última seja sua solidão: o homem aparece na socialidade como Outro,alternando com o Um, como reciprocante". José Ortega y Gasset nasceu em Madrid (Espanha), no dia 9 de maio de 1883. Graduou-se e doutorou-se em Filosofia na Universidade Central de Madri em 1904. Em 1910 obtém a cátedra de Metafísica na Universidade Central de Madri
JOSÉ ORTEGA Y GASSET

"Nova consciência começa a surgir: o homem,confrontado de todos os lados às incertezas, é levado em nova aventura. É preciso aprender a enfrentar a incerteza, já que vivemos em uma época de mudanças em que os valores são ambivalentes, em que tudo é ligado". Edgar Morin (1921-)pensador francês. Reconhecido internacionalmente,é, um humanista preocupado com a elaboração de um método capaz de apreender a complexidade do real, tecendo severas críticas à fragmentação do conhecimento.
EDGAR MORIN

"Se alguém fez qualquer coisa que imagina que afeta os outros de alegria, será afetado de uma alegria acompanhada da idéia de si mesmo como causa, isto é, contemplar-se-á a si mesmo com alegria. Mas, se ele fez qualquer coisa que imagina que afeta os outros de tristeza, contemplar-se-á, ao contrário, com tristeza". Baruch de Espinosa(1632-1677)publicou anonimamente o Tratado Teológico-Político em 1670.
Baruch de Espinosa

"Um modo de fazer filosofia não se relaciona com outros modos de fazer filosofia do mesmo modo que um tipo de dança se relaciona com outros. Os tipos de dança não se excluem ou incluem mutuamente. Pode-se, em uma mesma noite, e com igual entusiasmo, dançar um tango, um boogie e um rock n roll, sem nos preocupar com a valsa, mas não se pode filosofar de um modo sem ter rejeitado ou incorporado os outros modos". Ernst Tugendhar é um dos maiores filósofos da atualidade. Fez sua formação entre Alemanha e os Estados Unidos. Sua carreira profissional inclui, entre 1966 e 1975, o cargo de professor catedrático em Filosofia em Heidelberg(Alemanha).
ERNST TUGENDHAT

"O que o homem é ou deve vir a ser moralmente, bom ou mau, deve fazê-lo ou sê-lo feito por si mesmo. Ambos devem ser um efeito de seu livre arbítrio; do contrário, isto não poderia ser-lhe imputado, conseqüentemente, não poderia ser moralmente nem bom, nem mau". Immanuel Kant(1724-1804), filósofo alemão, estudou profundamente a questão do conhecimento (A Crítica da Razão Pura); estudou o problema moral(Crítica da Razão Prática) e outras grandes temáticas da filosofia.
Immanuel Kant

"O intelecto deixado a si mesmo, na mente sóbria, paciente e grave, sobretudo se não está impedida pelas doutrinas recebidas, tenta algo na outra via, na verdadeira, mas com escasso proveito. Porque o intelecto não regulado e sem apoio é irregular e de todo inábil para superar a obscuridade das coisas". Francis Bacon(1561-1626)foi considerado pelos historiadores da filosofia como "Filósofo da idade industrial" e "Filósofo da ciência planificada".
FRANCIS BACON